Tema: "As diferenças que precisam ser ajustadas?"
Palestra com o Pb. Paulo e Pbª Adriana - IPV VOLDAC (Casados para Sempre)
Foi a última Palestra do PROJETO - CASAMENTO COMUNITÁRIO no qual convidamos um casal abençoado por DEUS, o Pb. Paulo e a Pbª Adriana do Casados para Sempre da IPV VOLDAC, aprendemos que devemos andar no caminho do Senhor, como diz no Salmo 128:
"Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.
O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel."
SANTIDADE = Como você trata sua esposa?
Com AMOR x desprezo
Pudemos perceber que a VERDADE é o ponto principal de um casal como diz no Livro de 1 Cor. 13:6
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade
1 Coríntios 13:6
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade
1 Coríntios 13:6
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
1 Coríntios 13:6
"O Amor não se folga com a injustiça, mais se folga com a VERDADE."
Fica difícil manter um relacionamento de um homem e uma mulher quando este princípio é desconsiderado. Responsabilidade implica em compromisso, aceitação de obrigações que são novas, diferentes e desafiadoras no casamento.
Novas - porque de uma hora para outra, hábitos antigos precisam ser ajustados à nova realidade. Diferentes - porque é o começo de algo que até então ambos nunca experimentaram.
Desafiadoras - porque a cada dia no casamento vão existir muitos desafios que ambos terão de enfrentar. O princípio da responsabilidade na realidade não é algo pronto que se leva para o casamento. É um aprendizado constante encarado de um modo sério tanto pelo marido quanto pela esposa. São trocas de informações, de obrigações, de idéias que se traduzem em companheirismo, em diálogo, em entendimento. Ser responsável é algo que precisa ser aprimorado na medida que os anos avançam. Quantos casamentos estão falidos, tudo porque este princípio em algum momento no relacionamento foi violado. Eu creio que muitos já começam uma vida a dois desconhecendo o principio da responsabilidade. O problema do sexo antes do casamento é um forte exemplo, quando ambos com suas irresponsabilidades não enxergam o futuro e as suas ciladas.
Hoje é tremendamente comum vermos pais educando seus netos. Tudo porque o princípio da responsabilidade foi desconsiderado por seus filhos. Os jovens hoje não pensam muito em se estabilizarem financeiramente antes de assumir um relacionamento mais sério que é o casamento. No afã das emoções e paixões carnais se entregam e sofrem com o passar dos anos fazendo com que o relacionamento que deveria ser prazeroso se torne com o tempo em fracasso, em separação.
Descobrimos que o MAIOR MILAGRE não é um morto ressucitar, mais sim uma FAMÍLIA ser RESTAURADA, pudemos compreender um AMOR maior, o significado das diferenças dentro de um casamento.
O amor é tudo em um relacionamento. Quem ama se dá.Quem ama perdoa. Quem ama pede perdão. É Cortez, é gentil. O amor é abrangente. Ele é capaz de integrar, de unir, de envolver, de resolver muitas questões de situações de conflito. Quando se ama se respeita. Quando se ama se é fiel, responsável. Em uma época onde a palavra de ordem é a globalização, eis aí a extensão e o fascino do amor. Só o genuíno amor pode fazer com que a durabilidade exista de fato em uma família. Só o amor pode enfrentar os maiores problemas, os maiores obstáculos que a vida nos apresenta. Sem ele não se respira, não se move neste mundo. Não se vive. Eu não me refiro somente a um amor paixão que está ligado constantemente a sexo. Estou me referindo a um amor de envolvimento, a um amor de amizade, de companheirismo, de compartilhamento. É um amor que sofre com o outro, que aprende com o outro. É o amor que se deixa conquistar, que não é vulnerável, que é permanente, que é bom e saudável. Portanto aí estão três princípios que se forem praticados no dia a dia no relacionamento conjugal fará diferença na soma dos anos.
Logo após a palestra, fizemos o encerramento do Projeto e comemos um LINDO bolo feito para os casais, antes do casamento.
Agradecemos a DEUS por cada palestrante no decorrer do PROJETO, e a cada CASAL que creio que foi benção, foram momentos ESPECIAIS, e marcantes, pudemos aprender um pouco de cada área do Casamento, que as mãos do Senhor venham permanecer estendidas sobre a VIDA de todos que participaram deste Projeto de DEUS!